São R$ 1.860.000,00 milhões destinados aos eventos que acontecem em setembro

 

Brasília (21/07/2017)  – Para contribuir com o avanço da construção da política Distrital de agricultura orgânica e agroecologia será realizado, de 12 a 15 de setembro próximo, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia, concomitantemente com o VI Congresso Latino Americano, o V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno e a Feira da Biodiversidade. Além dos avanços pretendidos, os eventos fortalecerão a articulação institucional do DF e Entorno. Recursos de emendas parlamentares distritais e federais da ordem de R$ 1.860.000,00 milhões estão viabilizando o conjunto desses eventos. A realização do congresso e demais eventos é da ABA, Embrapa e Emater-DF. 

Entidades governamentais e não governamentais, acadêmicas, cientistas, profissionais das áreas em discussão estarão reunidos na discussão de 13 temas geradores. Clique o link para conhecer os referidos temas http://agroecologia2017.com/apresentacao/temas-geradores/. São esperadas cerca de 10 mil pessoas. 

Um dos representantes do evento, pela Emater-DF, o extensionista José Nilton, avalia que “o papel da Agroecologia como elemento transformador para uma proposta de desenvolvimento rural centrado em outra relação da natureza com as pessoas e os espaços, busca contribuir para a construção de sociedades mais sustentáveis”.

Clique no link  (http://agroecologia2017.com/trabalhos-aprovados/) para conhecer os 2.100 trabalhos aprovados para as diversas modalidades e que serão debatidos durante o Congresso. 

Serviço:

Evento: VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno no ano de 2017.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Data: de 12 a 15 de setembro de 2017.

Sobre a organização dos congressos e demais eventos

Sob a temática central Agroecologia na Transformação dos sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, saberes e caminhos para o bem viver, o Congresso Latino-americano de Agroecologia é organizado a cada dois anos pela Sociedade Científica Latina Americana de Agroecologia (SOCLA). Estes congressos explicitam o estado da arte da agroecologia tanto na América Latina como Ibero-América. SOCLA reúne acadêmicos, técnicos, estudantes e agricultores organizados, proporcionando o diálogo e gerando acordos que se difundem através da Carta Agroecológica ao final de cada evento. O Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) é o maior evento de agroecologia em número de participantes e trabalhos técnico-científicos. É promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Reúne todos os setores da sociedade brasileira que atuam e desenvolvem a agroecologia no país como pesquisadores acadêmicos e populares; extensionistas; gestores de políticas públicas das três esferas; agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e suas organizações; movimentos sociais, ONGs, redes e fóruns de agroecologia, entre outros. Promove uma ampla discussão, com troca de experiências, apresentação de trabalhos científicos e encaminhamentos que contribuem para os direcionamentos estratégicos destes setores.

Além disso, os membros da ABA em cada região organizam nos anos prévios ao CBA, os eventos regionais, que no caso do DF, foram realizados em quatro edições e apresenta um número crescente de participantes e relevância no cenário agrícola da região.