Assinatura digital dará segurança às tramitações do SEI

Usuários do e-mail institucional que ainda utilizam a senha padrão terão até o dia 17 de janeiro para alterar a sua senha. Após essa data, os e-mails com senha padrão serão bloqueados e somente a Gerência de Tecnologia da Informação (Getin) poderá desbloquear. O motivo dessa ação é aumentar a segurança das tramitações do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que entra em vigor na Emater-DF a partir de 23 de janeiro.

Com a implantação do SEI na Emater-DF todos os processos e algumas solicitações serão autuados eletronicamente. Assim, até os mais avessos à tecnologia precisarão aprender como abrir e tramitar processos no sistema, pois inclusive as solicitações de abono e férias serão realizadas somente via SEI.

Por isso a importância de uma assinatura digital segura. O acesso será com o usuário e senha do e-mail institucional. Segundo o analista de sistemas Fabrício Pontes, uma pessoa de fora da instituição com acesso ao SEI pode trazer prejuízos incalculáveis. “O uso de uma senha padrão representa um risco altíssimo, principalmente devido ao acesso via web, pois existe risco de alguém, sem vínculo com a empresa e mau intencionado fazer uso de sua assinatura”, explica Fabrício, que também é integrante do comitê de implantação do SEI.

Para altera a senha, os usuários deverão abrir o e-mail e procurar o menu “Opções/alterar a sua senha”. Para auxiliar os colegas a realizar a alteração, a Getin disponibilizou um passo a passo no documento a seguir. Após ler o documento, caso ainda existam dúvidas, basta procurar a Getin.