Comissão tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho

 

 

Assinaram o termo de posse nessa quarta-feira (24) os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que vão atuar até 2020. 

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Entre as suas funções está observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, bem como registrar e discutir os acidentes ocorridos.

A turismóloga Clarissa Valadares, que também atuou na última gestão da Cipa, disse que em 30 dias será entregue o relatório final do trabalho realizado pela comissão eleita em 2018. “Quero muito agradecer nosso diretor Antonio, pois com o apoio dele a empresa conseguiu fazer muitas coisas positivas. Antonio acolheu a Cipa, deu celeridade e resposta às demandas”, disse.

 

Para Antonio, cuidar da segurança e da saúde do trabalhador é importante. “Os empregados são os maiores patrimônios desta empresa. Queremos manter uma relação mais próxima possível para atender às demandas, Nem sempre temos os recursos necessários, mas estamos tentando atender dentro de nossas limitações”, falou.

 

Ecarlos Carneiro é o atual presidente da Cipa, indicado pela empresa. Para ele “estamos em constante transformação e a Emater tem que ir nesse sentido. Estamos aqui para dar um pouco de poder decisório nas questões e tentar transformar as coisas. Temos muito trabalho pela frente”.

 

Na reunião de posse, foi sugerido que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) tivesse data fixa no calendário de atividades da empresa, para que haja mais participação dos empregados. A lei exige que 2/3 dos empregados participem das atividades.

 

Componentes da Cipa

Representantes da empresa

Ecarlos Carneiro da Silva – presidente
Adalberto Tadeu de Araújo - titular
Luciana Umbelino Tiemann Barreto – suplente
Rodrigo Teixeira Alves – suplente

Representantes dos empregados

Heloísa Helena Rodrigues Gavião – vice-presidente
Clarissa Valadares Xavier - titular
Raquel Ivanicska Soriano de Mello – suplente
Maria da Conceição Martins Bezerra – suplente